3 erros que você deve corrigir para que seu cachorro faça xixí e cocô no lugar certo

Muita gente não tem cachorro em casa ou não coloca dentro de casa porque não quer passar a vida a limpar xixí e cocô feito em todo o lugar pelo animal. Se seu cachorro ainda não aprendeu a fazer xixí e cocô no lugar certo, é muito provável que você precise de corrigir um desses 3 erros:

Erro 1 – não escolher o lugar certo assim leva o animal para casa

Contrariamente ao que pode pensar, os cães são animais higiénicos e não vão fazer xixí e cocô perto de onde dormem e comem. Eles sempre definem um lugar para dormir, outro para comer e outro(s) para fazer suas necessidades.

lugar-para-o-cachorro-fazer-xixi.jpg

Dica 1: quando levar o seu animal para casa, ao invés de deixá-lo passear por todos os cantos, escolha um local restrito e o deixe por lá, é verdade que dá muita vontade de estar sempre a brincar com ele mas vá brincar no local escolhido para ele. O local deve ser aquele que você quer que ele faça as suas necessidades sempre. Dentro do local cubra todo o chão com jornal e o local para as necessidades (também forrado) deve estar o mais afastado possível do prato de comida, do copo de água e da caminha/casinha.

Lembre-se de limpar SEMPRE o jornal, porque ele tem que sentir que as necessidades estão sendo retiradas.

 

Erro 2 – deixar o cachorro solto pela casa quando filhote

Os cachorros não tem o controlo das necessidades e não vão percorrer grandes distâncias para ir até o local correcto. Além disso, um lugar muito grande oferece inúmeras actividades e distracções, o que facilita ainda mais o erro do xixí e do cocô. O confinamento é fundamental na primeira fase do adestramento. Não tenha pena do seu cachorro, ao contrário do que se pensa, os cães se sentem seguros em espaços menores.

Dica 2: Reserve um local onde seu cachorro permanecerá 24 horas por dia. Pode ser a cozinha ou a área de serviço. Evite quintais e varandas porque seu cachorro não deve ficar o tempo todo do lado de fora.

Deixe-o aí por uma semana (NÃO TIRE, nem sob supervisão). Brinque bastante com ele nesse espaço e se ele fizer suas necessidades em qualquer ponto do local, estará fazendo no lugar certo. Deixe ser ele a escolher o local. Elogie sempre que o vir fazendo no jornal. Faça festa, dê comidinha, etc. Não se esqueça de colocar brinquedos para ele.

maxresdefault.jpg

Na segunda semana mantenha-o no mesmo local, tire uma parte do jornal (onde ele escolheu para dormir) e troque por uma cama/casinha (ou paninho), tire o jornal de onde ele come e bebe, deixando apenas as tigelinhas. Continue com todo o resto forrado com o jornal.

Vá reduzindo diariamente um pouquinho do resto do jornal. Se ele fizer no lugar certo, agrade-o. Se ele fizer no lugar errado, recue o treinamento por um dia.

Na terceira semana, espere que ele coma, faça as necessidades e só depois disso deixe-o sair. Fique sempre atento, assim que o observar agitado, a circular cheirando o chão, leve-o para o espaço com jornal ou tapetinho higiênico, ou faça isso a cada duas horas. Só deixe-o sair depois de ter feito as necessidades, mesmo que pareça que ele perdeu a vontade.

 

Erro 3 – Ralhar quando faz no lugar errado

Muitas pessoas brigam com o cachorro quando ele faz o xixí ou o cocô no lugar errado. Algumas pessoas chegam a esfregar o focinho do cachorro no xixí para ele “ver o que fez”. Isso não funciona!

3-dicas-ensinar-cachorro-fazer-necessidades-lugar-certo-640x360.jpg

Brigar com seu cachorro quando ele faz xixí ou cocô no lugar errado vai fazer com que ele tenha medo e entenda que fazer necessidades é errado e não pode fazer a sua frente. Então o cão espera você sair de casa pra fazer xixí e cocô por toda a casa.

É comum ouvirmos donos de cachorros a dizer “minha cachorra nunca faz xixí quando estou com ela, mas quando volto pro trabalho, a casa está cheia de xixí por todos os lados”. Provavelmente isso aconteceu porque você brigou com ela em algum momento e ela aprendeu que era errado fazer as necessidades na sua frente.

Como-treinar-se-cachorro-para-fazer-xixi-no-lugar-certo.-540x304.jpg

Se por acaso o cachorro começar a fazer no lugar errado, na nossa presença, sem gritar, diga NÃO, pegue-o e leve-o para o espaço apropriado. Ele vai fazendo pelo caminho, porque ele não tem controlo total sobre as necessidades. Se ele terminar no jornal ou no tapetinho higiênico, mesmo que seja uma gotinha, elogie-o como se tivesse acertado. Se não, deixe-o preso até que faça as necessidades no jornal ou tapetinho higiénico. Não brinque exaustivamente com ele… muitos cães, para não atrapalhar a brincadeira, seguram as necessidades até não aguentar mais e fazem onde estão mesmo. Por isso, brinque bastante, mas não se esqueça de parar de vez em quando e devolvê-lo ao local como uma forma de lembra-lo da hora das necessidades.

Dentro de pouco tempo você vai perceber que ele começa a procurar o jornal ou o tapetinho higiênico sozinho. Elogie MUITO sempre que ele acertar.

Nos animais é mais educativo elogiar do que ralhar.

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.