África do Sul reporta caso de Influenza Aviária em granja comercial

O Ministério da Agricultura da África do sul reportou nesta terça-feira (13/04), um surto de gripe aviária detectado em uma granja na província de Gauteng.

De acordo com a notificação cerca de 300 aves morreram de gripe aviária na granja comercial de poedeiras em Ekurhuleni, a leste de Joanesburgo, com amostras da granja testando positivas para a cepa H5, disse o Departamento de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural em um comunicado.

As aves do galpão afectado da fazenda foram destruídas e a fazenda é colocada em quarentena enquanto as autoridades veterinárias investigam a extensão do surto.

A mesma fazenda também foi afectada pelo surto de 2017 da cepa H5N8 altamente patogénica da gripe aviária, que viu os criadores de aves abaterem milhões de aves e levou países vizinhos, incluindo Zimbabué, Namíbia e Botswana a proibir as importações de aves da África do Sul.

A cepa H5N8 da gripe aviária é altamente patogénica entre as aves, mas apresenta poucos riscos à saúde humana.

O departamento alertou os avicultores para ficarem atentos a sinais da doença e relatarem qualquer suspeita ao veterinário estadual mais próximo

Fonte: https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/africa-do-sul-reporta-caso-de-influenza-aviaria-em-granja-comercial/20210413-155913-m846

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.