A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) apreendeu, no último domingo (13.09.20), na fronteira de Ressano Garcia, cerca de quatro toneladas de frango e seus derivados, importados da vizinha África do Sul, aparentemente na rota do contrabando.
Segundo o comunicado da AT, a mercadoria vinha acondicionada num camião, com um fundo falso e o condutor da viatura em causa declarou, para o desembaraço aduaneiro, apenas os produtos que não carecia de licença para a sua importação.
De acordo com o director da Área Operativa das Alfândegas na província de Maputo, Leonel Vasco, o que levou à apreensão da mercadoria e do respectivo meio de transporte foram as falsas declarações, falta de autorização da entidade competente para a importação de frango, o acondicionamento inapropriado do mesmo e a ausência de certificado que atesta a qualidade do produto para o consumo humano.
O comunicado refere ainda que após constactar-se as ilegalidades, procedeu-se ao acompanhamento da carga, do local de entrada para a fronteira comercial para passos subsequentes.
A apreensão surge no âmbito da estratégia de combate ao contrabando, lançada pela AT em todo o país.
You must log in to post a comment.