O banho é muito importante e vai além da questão estética, é mesmo uma questão de saúde para o seu animal assim como para você. Manter a higiene e a saúde do seu pet deve ser um hábito na rotina.
A sujidade que fica acumulada na pele e pêlos do seu animal pode trazer mau cheiro e uma série de doenças.
O melhor é que eles tenham um período regular para tomar banho. Esse período varia de gato para cão, raça, hábitos, ambiente em que vive e até da necessidade do proprietário.
O banho, recomendado a cada 15 dias para cães e uma vez ao mês para os gatos, ajuda não apenas a deixá-los com boa aparência, mas também a eliminar pelos mortos e sujidade acumuladas que podem ser nocivas inclusive para os seres humanos.
No entanto, é necessário ter cuidado quando se tratam de crias. Embora a água e sabão não façam mal para o filhote, o frio faz, então eles não podem ficar molhados. É necessário esperar o tempo recomendado para começar a dar banho, pois os filhotes com menos de 4 meses de vida ainda são guiados pela mãe através do olfacto e usar shampoos com cheiro pode confundi-los.
Apesar de ser muito comum os próprios donos darem banhos em seus animais, o ideal, é que os banhos sejam realizados por veterinários ou pessoal treinado.
Os veterinários estão aptos a escolher os melhores produtos, equipamentos e procedimentos de acordo com as características do animal.
Além disso, a secagem é mais eficiente quando realizados por profissionais, já que a temperatura da água e do secador é fundamental para garantir a saúde da pele e pelo do seu animal.
You must log in to post a comment.