De quanto em quanto tempo devo banhar o meu cão ou gato?

Banhar excessivamente é prejudicial, não banhar também.

Com o grande crescimento do mercado pet, que a cada dia lança uma infinidade de produtos de higiene e estética, muitos donos querem ver seus bichinhos sempre mais cheirosos e usando os acessórios da moda.

cachorro-no-banho-com-tolha-esterilizada-de-uso-individual.jpg

Higiene é bom mas, embora muitos proprietários tratem seus pets como se fossem pessoas, eles não são pessoas e suas necessidades higiénicas são muito diferentes das nossas. Os cães e gatos não podem tomar banho todos os dias, porque isto expõe os nossos melhores amigos a alergias e a outras doenças como, por exemplo, as causadas fungos.

Isto significa que se você der muito banho vai tirar a protecção natural da pele do animal. Além disso, ele vai fabricar mais sebo e terá mais cheiro do que se você der menos banho. Não adianta dar banho com frequência pra tirar o cheiro característico do animal. Cão não é pessoa e deve ter cheiro de cão.

 

Qual deve então ser a frequência de banhos? 

cc44vxi7vrgi1yqivqqwqz3n4.jpg

Os cães com pelos longos como o Pastor Alemão e o Maltês, podem tomar banhos com intervalos de 15 dias, tanto no inverno como no verão. Porém, os pêlos devem ser escovados diáriamente, para remover as células mortas, os pelos soltos e evitar nós.

Para cães de pêlo curto, como o Boerboel e Pitt Bull, os banhos devem ser feitos a cada 30 dias (inverno) e a cada duas semanas (verão).

Obviamente, sob recomendação do seu Médico Veterinário a frequência pode mudar. As exigências não serão as mesmas para cães que vivem dentro ou fora de casa, que brincam na areia ou em pavimento de cimento, etc.

 

Dicas adicionais

1. Temos que utilizar sempre água morna e sabonete ou champoo próprio para cães ou gatos. O horário ideal para o banho, sobretudo para cachorros é entre 11:00h e 15;00h, e a secagem deve ser feita com o auxílio de um secador;

2. Os gatos podem seguir o esquema de banhos a cada 15 ou 30 dias mas a escovação do pêlo deve ser feita semanalmente;

 

Outros cuidados na hora do banho

A hora do banho é o momento ideal para limpar os ouvidos, os dentes (com escova e cremes próprios para animais) e cortar as unhas, que dependendo do crescimento, podem ser aparadas a cada 10 dias, mas sempre por profissionais especializados. Requisite o banho do seu pet a profissionais especializados e tente sempre aproveitar as promoções disponíveis perto de si.

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.