Descoberta nova espécie de peixes “gollum-cabeça-de-cobra” na Ásia

Uma equipa de cientistas determinou que uma espécie de peixe gollum-cabeça-de-cobra descoberta nos Ghats Ocidentais em Querala, Índia, pertence a uma família única, distinta das espécies de peixes encontradas no mundo.

Os peixes, baptizados em homenagem a um personagem do romance “O Senhor dos Anéis”, habitam águas subterrâneas escuras e costumam ser encontrados na África e na Ásia.

Nomeado após a criatura ‘Gollum’ do romance épico “O Senhor dos Anéis”, de autoria de J.R.R. Tolkien, o Aenigmachanna gollum foi estudado por cientistas da Índia, Alemanha, Reino Unido e Suíça. As suas descobertas foram publicadas na Scientific Reports.

Estes peixes são espécies de água doce, geralmente encontradas na África e na Ásia. Eles são peixes predadores que se distinguem pelas suas longas barbatanas dorsais, bocas grandes e dentes brilhantes.

O mais interessante sobre o gollum-cabeça-de-cobra, de acordo com o estudo, é que os cientistas descrevem-no como um “fóssil vivo”.

Os peixes descendem de uma linhagem antiga de gondwana que sobreviveu ao desmembramento do supercontinente e à deriva para o norte do subcontinente indiano há cerca de 100 milhões de anos.

Os peixes, que habitam as águas subterrâneas escuras, permaneceram isolados do resto do mundo, por isso o seu comportamento e características não evoluíram muito nestes cem milhões de anos.

Como resultado, eles servem como “fósseis vivos”, fornecendo uma janela para a vida marinha pré-histórica, disse o estudo.

A família de peixes Aenigmachanna tem outro membro chamado ‘Aenigmachanna mahabali’, que também foi descoberto em Kerala há um ano, quando residentes locais estavam a limpar um poço.

Ambos gollum e mahabali o último nome em homenagem ao rei asura (demónio) que se acreditava ter vivido no subsolo foram inicialmente considerados como pertencentes a uma família de peixes de água doce cabeça-de-cobra conhecida como Channidae.

No entanto, tomografias de alta resolução dos peixes revelaram que Aenigmachanna gollum possui um grande número de caracteres primitivos. Outras análises genéticas dos peixes sugeriram que a família foi separada da família Channidae entre 34 e 109 milhões de anos atrás, disse o estudo.

Fonte: https://greensavers.sapo.pt/descoberta-nova-especie-de-peixes-gollum-cabeca-de-cobra-na-asia/

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.