Mais de 420 mil animais serão vacinados contra a raiva nos próximos três meses no país, anunciou o vice-ministro da agricultura e desenvolvimento rural, Olegário Banze. Para a vacinação desses animais, o governo vai gastar cerca dedois milhões e quinhentos mil dólares. Deste montante, dois milhões de dólares são destinados ao combate à febre aftosa.
O vice-ministro da agricultura e desenvolvimento rural orientou esta segunda-feira 28, no posto administrativo de Namanjavira, distrito de Mocuba, província da zambézia, as cerimónias centrais alusivas ao dia mundial da luta contra a raiva. Este ano, a efeméride foi celebrada sob o lema “acabe com a raiva, colabore, vacina”.
No evento, foi tornado público que mocuba é uma das regiões do país com casos preocupantes da raiva.
Aliás, no seu discurso, por ocasião da data, o director provincial da agricultura e pesca na zambézia, Fernando Namucua, fez saber que, até o último trimestre deste ano, pelo menos 17 pessoas perderam a vida vítimas de mordedura canina.
“Estes números levam-nos a uma reflexão de que precisamos imprimir alguma dinâmica na província no combate à raiva” , disse o dirigente.
De acordo com Fernando Namucua, “como governo não podemos permitir que vidas se pereçam por causa da raiva” . E tudo está a ser feito para sensibilizar as comunidades sobre a importância de vacinar os animais domésticos para evitar a raiva.
Mateus Messias, líder da comunidade muçulmana na zambézia, disse que na comunidade de Namanjavira muitas são as pessoas que depois de serem mordidas por cães e outros animais recorrem ao Malawi para encontrar a vacina contra a raiva.
O líder religioso deplorou o facto de nas unidades sanitárias de mocuba não haver vacina suficiente para salvar vidas em casos de mordedura por animais raivosos.
Sobre este assunto, o director nacional de pecuária, Américo Conceição, explicou que o executivo tem feito de tudo que está ao seu alcance para providenciar vacinas contra raiva nos centros de saúde.
Em todo o mundo estima-se que 59 mil pessoas já foram mordidas por animais e 95% morrem na áfrica e na Ásia. O cão é o animal que mais morde e transmite raiva, sobretudo nas crianças.
Fonte: https://www.agricultura.gov.mz/mader-reafirma-a-erradicacao-da-raiva-ate-2030/
You must log in to post a comment.