Moçambique pode ser referência regional na exportação do frango

Moçambique poderá ser, a médio prazo, referência regional na exportação do frango, segundo o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER). Em entrevista à Rádio Moçambique no espaço “Cartas na Mesa”, Celso Correia falou do crescimento do seu pelouro e projectos novos desenvolvimento para este ano.

Disse que se está a trabalhar para aumentar a área de trabalho, o número de produtores e a intensificar a produção. Durante a conversa, o dirigente falou ainda da importância dos resultados do Inquérito Agrário Integrado na planificação e dos desafios do sector no contexto da Covid-19.

Explicou ainda as razões da subida do preço do frango no mercado nacional, apesar do aumento da produção local, e adiantou que o Governo está a trabalhar para, a médio prazo, isto é, em cinco ou dez anos, Moçambique ser referência regional na exportação do frango.

Avançou ainda que, com o programa Sustenta, está-se a duplicar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores por meio do acesso seguro à terra, recursos produtivos, transferência de conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego. Reconheceu, contudo, que não há transformações no meio rural ou em qualquer lugar que aconteçam de forma instantânea e que está consciente de que não basta dar crédito, semente e assistência para mudar o comportamento do produtor. É preciso que ele absorva as tecnologias, ganhe conhecimento e que esteja à vontade e seguro em usar estas novas tecnologias.

Na sua intervenção, Celso Correia falou também da importância do envolvimento de jovens na área agrícola pois, como disse, estes podem intervir em várias áreas da cadeia de valor e com isso ganhar a vida, e não ficar à espera de emprego.

Fonte: https://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/102350-celso-correia-em-entrevista-a-radio-mocambique-mocambique-pode-ser-referencia-regional-na-exportacao-do-frango

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.