Reutilização da cama de frangos

Neste artigo entenda o que é a cama de frango e descubra se é possível reutilizar.

Cama de frango é um material absorvente, utilizada na produção de frangos de corte, muitas vezes feito de serradura de madeira e, que durante a produção incorpora fezes, penas, ração, humidade e etc… Ela tem como função evitar o contacto das aves directo com o chão e com as fezes. Além de influenciar a qualidade do ar, a temperatura do pavilhão e o bem estar dos animais.

O que você encontrará neste artigo:           

  • Quais seriam os benefícios em reutilizá-la?
  • Quais as providências que devem ser tomadas?
  • Quais os cuidados que devem ser observados

Quais seriam os benefícios em reutilizá-la?

Económicos: em muitas localidades o material utilizado como cama tem o custo elevado.

Ambientais: diminuição da produção de resíduos.

Desempenho: à medida que a cama incorpora material orgânico aumenta o seu valor nutritivo. Pesquisas apontam que a cama de terceiro ciclo melhora o ganho de peso e a conversão alimentar de frangos de corte.

Quais as providências devem ser tomadas?

A cama de frango é o ninho de várias bactérias ambientais e da microflora das aves, entre elas bactérias que podem causar danos à saúde do animal e do homem. Nesse contexto, a cama pode desempenhar o papel de vector de várias doenças entre os lotes de frangos de corte.

Somente a cama de animais saudáveis pode ser reutilizada, e mesmo assim deve ser tratada antes de receber o novo lote. Condicionadores químicos podem ser usados para o tratamento, entre eles, a cal, cal hidratada, gesso agrícola e sulfato de alumínio vêm apresentando bons resultados. Além disso, não nos devemos esquecer de providenciar a desinfecção em todo o aviário e nos equipamentos.

Outra opção é a fermentação da cama por um período mínimo de 14 dias, que pode ser feito cobrindo a cama utilizada, com lona, enterrada ou empilhada.

 

Cuidados que devem ser observados

Na medida em que a cama de frango é reutilizada, o material sofre degradação, sendo necessário aumentar a proporção de cama por m2.

A cama não deve apresentar elevada humidade porque propicia o aparecimento de lesões nos animais.

Quantidades elevadas de pó e amônia presente na cama também são prejudiciais, comprometendo a qualidade do ar, a saúde das aves e dos tratadores.

Com essas recomendações, e o adequado acompanhamento técnico, podemos contribuir para a redução da contaminação do ambiente e promover o bom desempenho das aves.

Fonte: blog.araujo.com/cama-de-frango/.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.